sexta-feira, 27 de abril de 2012

Programa Jovens Talentos terá provas domingo

O Programa Jovens Talentos para a Ciência realizará provas neste domingo (29). Os alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) inscritos para concorrer às bolsas prestarão o exame no campus de Fortaleza. A Coordenação de Pesquisa do IFCE-Acaraú está enviando 23 alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Física. As informações sobre a prova podem ser consultadas por meio do link http://jovenstalentos.capes.gov.br/bolsas/.

A iniciativa é desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa concederá 6 mil bolsas de estudos a alunos dos institutos federais e das universidades. Os candidatos serão selecionados em prova de conhecimentos gerais elaborada pela Capes e pelo CNPq.

As bolsas terão duração de 12 meses, no valor de R$ 360,00. A expectativa é de que os bolsistas do Programa estejam aptos após um ano a passarem para bolsas de Iniciação Científica, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) ou do Programa Ciência sem Fronteiras.

Foto: Alunos do primeiro semestre podem concorrer às bolsas do Programa Jovens Talentos  (divulgação)

Pesquisa promove mutirão com alunos para realização de currículo Lattes



A Coordenação de Pesquisa de Acaraú promoveu um mutirão com os alunos dos cursos técnicos e graduação do IFCE para confecção de currículo lattes.


A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações.

Seus dados são utilizados para:

a)    Ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento;
b)    Formulação das políticas governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação

5 motivos para preencher o Sistema CV-Lattes

1.    Para ser encontrado;
2.    Para melhor encontrar o que é de seu interesse;
3.    Para que sua pesquisa e atuação profissional estejam adequadamente apresentadas no Sistema Nacional (e Regional) de Ciência, Tecnologia e Inovação.
4.    Para que, no processo de internacionalização da Plataforma Lattes, as informações sejam fidedignas ao trabalho do pesquisador.
5.    Para que as pessoas interessadas reconheçam seus interesses nas informações disponíveis na Plataforma.

Para quem deseja fazer seu currículo lattes basta acessar o site: http://lattes.cnpq.br/