Grupo de Pesquisa de Pesca e Navegação


PESQUISADORES




 Rodrigo de Sales(Líder)
    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos,Mestrado e Doutorado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará.Desenvolve um estudo que visa criar um índice de sustentabilidade para os sistemas de pesca, a partir de um estudo de caso nos municípios de Icapuí e Aracati CE. Tem experiência nas áreas de tecnologia pesqueira, avaliação e gestão de recursos pesqueiros marinhosAtualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará no campus Acaraú na área de tecnologia pesqueira.

Contato: rodrigodesalles@ifce.edu.br








 João Vicente Mendes Santana

Possui graduação e mestrado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará. É Oficial de Náutica da Marinha Mercante e atualmente ministra aulas nos cursos de Pesca e Aquicultura do Instituto Federal do Ceará, Campus Acaraú. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase nos seguintes temas: Cadeias produtivas, comercialização de produtos pesqueiros, navegação, pesca, construção naval e educação profissional.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4721843J3


             

                                         
                                           César Henrique Bandeira de Melo


Possui graduação em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Contato: cesarmelo@ifce.edu.br









Victor Hugo Silva e Silva

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros. Atuou como Observador de Bordo pelo Monitoramento da Pesca Industrial no Pará. Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Espirito Santo-IFES. Atualmente é Chefe do Setor de Pesca. 







Ticiano Vanderlei de Siqueira Alves

Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e Mestre em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atua na área do Ensino Marítimo, tendo lecionado nos Cursos Técnicos em Pesca do IFPB as disciplinas: Oceanografia e Meteorologia, Comunicação em Navegação, Legislação aquaviária, Navegação Marítima I e Artes de Pesca. Atualmente leciona, pelo Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima - CRPNM, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, os cursos de Pescador Artesanal de Ambientes Marinhos (categoria: FIC) e Navegação Marítima Avançada (categoria: extensão pesqueira). Editor Chefe e Autor do site Rumo Magnético (www.rumomagnetico.com), que visa a democratização do ensino marítimo, levando a público, de forma gratuita e interativa, os diversos temas que envolvem o estudo da Navegação Marítima. Fundador da Rede Social Conexão Sagres (http://conexaosagres.ning.com) que uni a concepção da Escola de Sagres à Era Digital promovendo o desenvolvimento do ensino da navegação marítima.





Danilo Silveira da Cunha

Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando principalmente no seguinte tema: Tecnologia pesqueira.








TÉCNICOS

Alex José Bentes Castro

Possui curso-técnico-profissionalizante pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2001) . Atualmente é Tecnico de Laboratório-Navegação/Const. Naval do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca , com ênfase em Engenharia de Pesca. 


André Luiz da Costa Pereira
Técnico em Aquicultura formado no IFPA-campus Belém, atualmente é Técnico de Laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acaraú atuando na área de Tecnologia Pesqueira. Tem experiência em Recursos Pesqueiros. Graduando do curso de Ciências Biológicas do IFCE campus Acaraú.




Nenhum comentário:

Postar um comentário