Grupo de Pesquisa em Turismo, Gastronomia e Cultura Local



 PESQUISADORES





Rosaline Ferreira de Oliveira(Líder do grupo).

Possui graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza (1992) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Acaraú e colaboradora do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo comunitário, hotelaria, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.


Armando Matos Fontenele 

Possui Graduação em Hotelaria no Centro de Estudos de Administração em Turismo e Hotelaria-SP (1996), Especialização em Gastronomia Italiana (Itália) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Acaraú. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Alimentos e Bebidas, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, gastronomia, alimentos e bebidas, eventos, hotelaria e hospedagem. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Gastronomia e Cultura Local - IFCE Acaraú.



Amaurícia Lopes Brandão.

 Professora da área de Turismo e Hospitalidade do IFCE - Acaraú - CE. Possui graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA pela Faculdade Integrada do Ceará (2008) e graduação em GESTAO DE EMPREENDIMENTOS TURISTICOS pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2005). Atuou como Educador de Qualificação Profissional - Projovem Caucaia. Possui experiência na área de Turismo e Publicidade e Propaganda com ênfase em hotelaria, marketing turístico, mídia e comunicação. Atualmente, está cursando a Especialização em Turismo e Meio Ambiente, na Universidade Estadual do Ceará - UECE.





Cândida Salete Rodrigues Melo.

Possui graduação em licenciatura plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992) e é mestre em Linguística Aplicada pela mesma Universidade (2006). Foi professora das escolas de idiomas Cultural Norte Americano (CNA), Escolas FISK e Cultura Inglesa, atuando no Ensino de Língua Inglesa. Lecionou Inglês para Negócios, Comunicação e Metodologia no Centro de Ensino Superior do Ceará (Faculdades Cearenses). Já ministrou, como colaboradora, as disciplinas de Inglês Instrumental para a Universidade Estadual Vale do Acaraú e Ensino de Linguística para o Curso de Pós-Graduação em Português e Literatura do Instituto Educare. Hojé é professora de Português/Inglês do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), campus Acaraú.

                                                


Ermelinda Lopes da Silva.


Possui graduação em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2008) e está em fase de conclusão do Curso de Especialização em Formação de Tradutores da Universidade Estadual do Ceará. Foi professora substituta da da Casa de Cultura Hispânica da UFC durante 3 anos e meio (2008 - 2011). Atualmente é tutora a distância no curso de Espanhol da UAB/UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Tradução, Literatura Estrangeira Moderna e Linguística.




  Marcellus Giovanne DA Silva Pereira


Possui LICENCIATURA EM LETRAS - HAB. PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2006) e graduação em GESTÃO DE TURISMO pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2011). É TÉCNICO EM TURISMO pela Escola Técnica Federal do Ceará (2000) e TÉCNICO EM HOTELARIA pelo CEFET-Ce (2002). Professor de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE - Campus Acaraú, desempenha a função de Tutor em EAD da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do IFCE desde 2007.
Geórgia Maria Carvalho Lima.

Possui graduação em Gastronomia e Segurança Alimentar pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Alimentos.







 Maria do Socorro Cardoso de Abreu.


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (1989), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará-UECE ( 1991), e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professora de língua portuguesa e metodologia científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e professora do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Rogério Froés. Tem experiência na área de linguística aplicada , atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, argumentação,língua portuguesa,métodos e técnicas de ensino e pesquisa educacional .
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775409Z6



Gabriele Gruska Benevides Prata


Engenheira de Alimentos, formada pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2006). Especialista em Ciência de Alimentos, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2009). Formada em Gastronomia pela FANOR (2012). Tenho experiência em docência nas áreas de gastronomia e agroindústria, além de conhecimento nas área de análises físico-químicas de alimentos, sistemas de gestão da qualidade, auditorias, consultoria (indústrias alimentícias e restaurantes).





Maria Elisângela de Sousa

Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Centro de Ensio Tecnológico (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.Campus de Acaraú. Atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação alternativa, produção de pratos, doces, salgados e regionais, habilidades e técnicas culinárias e colaboradora dos cursos dos catálogos da educação profissional - MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário