Grupo de Pesquisa em Biodiversidade








PESQUISADORES



Rafaela Camargo Maia (Líder do grupo)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), Mestrado em Ecologia e Conservação pela mesma Universidade (2006) e Doutorado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2010). Tem experiência na área de Ecologia e Biologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: estuários, manguezal e malacologia. É líder do Grupo de pesquisa em Biodiversidade. É Professora Efetiva, em cursos técnicos e de graduação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Acaraú, e Coordenadora de Pesquisa e Inovação na mesma Instituição.

                                       
                                      
                                                
Tallita Cruz Lopes Tavares


 Possui Graduação em Ciências Biológicas (2007) e Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar-LABOMAR (2010), ambos vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursa Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais, com pesquisa sendo desenvolvida na área de Ec 
ologia Microbiana e Bioprospecção de Recursos Marinhos. Tem experiência nas áreas de Microbiologia e Imunologia, Ecologia Química e Microbiana, Bioquímica de Proteínas, com ênfase na caracterização de proteínas, avaliação de alergenicidade e do potencial biomedicinal de proteínas naturais bioativas e estudo do papel ecológico-evolutivo de proteínas de lesmas do mar. Atualmente se dedica ao estudo da ecologia de comunidades microbianas em ambientes marinhos.




Amaurício Lopes Rocha Brandão

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Mestrando do PPGZoo - MN / UFRJ. Tem experiência na área de Zoologia de Vertebrados, com ênfase em Sistemática de Serpentes.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423009Y6





                                          

                                          

José Gerardo Carneiro

Graduado em Enfermagem e Mestre em Bioquimica pela UFC. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Professor do curso de Ciências Biológicas, atuando principalmente nos seguintes temas:Biologia Molecular, Morfologia Humana, Imunologia, Microbiologia e Segurança Alimentar.

Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272806Y3






Eugênio Pacelli Nunes Brasil de Matos


Possui graduação em Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental, Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais e cursa Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais na Universidade Federal do Ceará. É professor efetivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e coordenador do Curso de Ciências Biológicas do IFCE/Acaraú. Tem experiência nas áreas de: Ecologia Microbiana e Fauna do solo, Zoologia de invertebrados, Educação Ambiental e Meio Ambiente e em Projetos de ensino de biologia com materiais de baixo custo e materiais alternativos. Atua principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Microrganismos e Fauna do solo e Realização de projetos em Educação Ambiental e ensino de biologia.


Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164825T8



Jorgeana de Almeida Jorge Benevides

Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Regional do Cariri (1999). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: diabetes.

Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4458165T8







Manoel Paiva de Araújo Neto
   
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2007), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Atualmente é professor ebtt do magistério federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, na disciplina de Genética do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e doutorando da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em bioecologia de camarões de água doce, atuando principalmente nos seguintes temas: Macrobrachium amazonicum, Candida spp., larvicultura, sensibilidade a antifúngicos, biologia molecular de microrganismos, nutrição de animais aquáticos e trato digestório.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164845H3



TÉCNICOS


Tárcio Gomes da Silva

Técnico em Aquicultura e Pesca com experiência na área de Recursos Pesqueiros, com ênfase em Aqüicultura, atualmente trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE como Técnico de Laboratório de Aquicultura. É graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal decação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE









André Luiz da Costa Pereira

Técnico em Aquicultura formado no IFPA-campus Belém, atualmente é Técnico de Laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acaraú atuando na área de Tecnologia Pesqueira. Tem experiência em Recursos Pesqueiros. Graduando do curso de Ciências Biológicas do IFCE campus Acaraú.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4406600U6




Rosenete Pereira Martins

Graduanda em Ciências Biológicas pelo IFCE - Campus Acaraú e Técnica em Pesca Formada Pelo Cefet - Pa. Atualmente, Servidora Pública do IFCE campus Acaraú, no cargo de Técnica em Laboratório atuando na área de tecnologia do Pescado.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405524J0






Nenhum comentário:

Postar um comentário