Com o intuito de estimular pesquisadores a voltarem suas atenções
para o setor esportivo, o XXVI Prêmio Jovem Cientista é lançado com o
tema "Inovações Tecnológicas nos esportes". As inscrições estão abertas
até o dia 31 de agosto.
Para concorrer ao XXVI Prêmio Jovem Cientista, pesquisadores, acadêmicos e estudantes universitários devem se inscrever pela internet. Alunos do ensino médio, além de poder utilizar a web, têm também à opção de enviar suas pesquisas pelos correios. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br
Tema
Nesta edição, graduados e estudantes de nível superior poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas temáticas:
1. Gestão esportiva empreendedora e inovadora;
2. Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte;
3. Tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao esporte, tais como: tecnologias de jogos digitais; internet; softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade, etc;
4. Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos;
5. Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas;
6. Tecnologias têxteis com a geração de "tecidos inteligentes" aplicados aos esportes;
7. Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos;
8. Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como: novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais;
9. Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho;
10. Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
2. Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte;
3. Tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao esporte, tais como: tecnologias de jogos digitais; internet; softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade, etc;
4. Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos;
5. Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas;
6. Tecnologias têxteis com a geração de "tecidos inteligentes" aplicados aos esportes;
7. Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos;
8. Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como: novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais;
9. Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho;
10. Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Já os alunos do ensino médio podem pesquisar uma das seguintes diretrizes:
1. Educação e cidadania para os esportes;
2. Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes;
3. Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos;
4. Gestão e instalação de infraestruturas esportivas;
5. Tecnologia da informação para os esportes.
2. Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes;
3. Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos;
4. Gestão e instalação de infraestruturas esportivas;
5. Tecnologia da informação para os esportes.
Premiação
Graduado:
1° lugar: R$30 mil
2° lugar: R$20 mil
3° lugar: R$15 mil
e bolsas de estudo do CNPq
Estudantes do ensino superior
1° lugar: R$15 mil
2° lugar: R$12 mil
3° lugar: R$10 mil
e bolsas de estudo do CNPq
Estudantes do Ensino Médio:
1° lugar: Laptop
2° lugar: Laptop
3° lugar: Laptop
2° lugar: Laptop
3° lugar: Laptop
e bolsas deiniciação científica do CNPq
Mérito Institucional: R$35 mil
Menção Honrosa ao Pesquisador Doutor: R$ 20 mil
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